Meus essenciais para uma trilha

A preparação para uma trilha não é uma tarefa tão simples, existem vários fatores que precisam ser levados em consideração. A trilha mais longa que fiz até hoje foi de 20km, no Big Basin Redwoods, lembro que não estava muito bem preparada, no final dela, faltou água e comida, o que não é muito bom acontecer.

Zion National Park

Antes de sair para uma trilha tenha certeza sobre a distância, esteja preparado psicologicamente e cuide para não levar coisas demais ou de menos. Faça uma pequisa sobre o tipo de trajeto. Dependendo do seu preparo físico, trilhas com ganhos de elevação mudará o tempo que você gastará para completar o percurso.

Meus essenciais

Essas coisas sempre estão na minha mochila para qualquer trilha, o que pode variar é a quantidade de comida, água e se preciso levar blusa para uma possível mudança de temperatura.

1 – Mochila;

Se você carrega câmera fotográfica, achar uma mochila pode ser uma tarefa difícil. Primeiro passo é cuidar com o peso da mochila, tem algumas que por si só já são super pesadas. Precisa ter uma repartição separada para a máquina, ser a prova d’água ou com capa de chuva, e ainda ter espaço para os demais essenciais.

2 – Água;

O item mais importante de todos, nunca saia para uma trilha sem uma garrafa de água (ou duas, dependendo da distância a ser percorrida) e sempre que tiver a chance no meio do caminho de completá-la o faça. Acredite, você não vai querer ficar sem água no meio da sua trilha.

3 – Protetor solar;

Muitas vezes eu não dei importância para este item, e me arrependi horrores.

4 – Lanterna;

Sempre tenha uma lanterna na mochila, lembre-se de verificar as baterias toda vez antes de sair para a trilha. Eu geralmente tenho duas, uma de mão e outra de cabeça, e já foram várias as vezes que usei as duas. Caso alguma de suas trilhas inclua pôr do sol, uma luz para voltar será muito bem vinda.

5 – Câmera;

Se você gosta de registrar os momentos, leve uma câmera. Eu uso uma Canon 6D mark II e não é muito leve para carregar para cima e para baixo. Porém quando preciso de fotos com qualidade ela funciona muito bem.

6 – Lente;

Costumo levar duas lentes, uma no corpo da máquina (Tamrom 24-70mm) e outra na mochila (Canon 50mm).

7 – Primeiros socorros;

Sempe carrego uma pequena nécessaire com band-aid de vários tamanhos, comprimidos para dores, gazes e curativos esterilizados.

8 – Lanche;

O que levar para comer depende de quanto tempo você passará na trilha, caso seja muito tempo é interessante levar um lanche, porém algo leve. Para energia rápida eu costumo levar barra de cereal e Beef Jerky (encontramos muito por aqui, é tipo carne seca, rico em proteína).

Pinnacles National Park

Roupa

Outro aspecto importante é a roupa que você escolhe para essa longa caminhada, sempre escolha peças confortáveis, calças com alguma elasticidade, nunca se sabe os obtáculos pelo caminho. Seja verão ou inverno roupas com tecnologia dri-fit, possuem secagem rapida e ajudam você a não se sentir suado e desconfortável. Para evitar picadas de borrachudos e pernilogos sempre dou preferência a calças.

Sequóia National Park

Calçados

Não preciso nem dizer que conforto é tudo. Não é uma boa idéia testar calçados novos em uma trilha. Outro aspecto importante é usar um calçado apropriado para o tipo de terreno, seja ele com neve, areia, pedra ou água. Sempre procure o que melhor irá se encaixar com a sua necessidade do momento. Não estou dizendo que você deve gastar horrores com vários calçados, mas se você vai fazer trilha na água por exemplo, um tênis com menos espuma vai ajudar bastante.

Oneonta Gorge
Oneonta Gorge

Cuidado com os animais

Sei que essa última dica pode parecer estranha, porém já fiz muitas trilhas com cobras, e outras com perigo de ursos. Nos parques aqui nos Estados Unidos nós temos instruções básicas de como agir e o que levar. Por exemplo no caso de ursos, temos um spray de pimenta e quando a área é de muito risco andamos com um sino que ajuda a avisar os animais que tem gente se aproximando. Acho super válido procurar por possíveis animais na região da sua trilha e estar preparado. Segurança é tudo!

Essas dicas são básicas, no entanto efetivas. Não esqueça de se divertir e aproveitar o momento. Se você tenha alguma dica que gostaria de compartilhar? Deixe nos comentários.

 


Also published on Medium.

Você também pode gostar...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *