Oneonta Gorge – Oregon

Oneonta Gorge

Oneonta Gorge pertence a cachoeiras do Columbia River Gorge. Existem quatro cachoeiras no Oneonta Creek, fomos na mais baixa e de mais difícil acesso. Ela foi preservada como um habitat natural por não existirem trilhas ou calçadas que levam até ela, para chegar ao ponto onde tenha uma visão completa da cachoeira, você precisa atravessar águas que muitas vezes chegam a altura do seu pescoço, o nível da água depende muito da estação e do tanto de neve derretida.

Oneonta Gorge
Esse é um dos pontos onde você precisa atravessar pela água.

O corredor de acesso até a cachoeira tem alguns obstáculos devido a alguns impactos naturais. No final dos anos 90, o corredor foi parcialmente obstruído por três grandes pedras que caíram, em consequência disso ocorreu um acúmulo de troncos de árvores que resultou no fechamento total do corredor de acesso fazendo com que você tenha que escalar os troncos para chegar as águas que te levaram a cachoeira.

Oneonta Gorge
Esse obstáculo é o mais difícil na minha opinião

Foi um momento em que minha adrenalina foi a mil, é uma escalada perigosa, alta, com as madeiras molhadas e escorregadias. Não é impossível, porque até eu que sou medrosa atravessei. Tinha várias crianças escalando também, mas as crianças daqui não sei se conta muito, todo lugar que vejo perigo, tem uma criança correndo e pulando. Sério. Eu acho a criação daqui bem diferentes do Brasil, quando encontram obstáculos naturais como esses, os pais não ficam em cima falando que vão cair, que não pode, eles deixam fazer, com cuidado, mas pode. Pelo menos é como eu vejo isso aqui e acho bem legal. Mas o lugar realmente precisa de cautela, em 2011 aconteceu uma fatalidade, então fiquei atento.

Oneonta Gorge
Foto: Ozéias Sant’ana

No final você tem a recompensa de uma bela cachoeira, pode entrar na água e se divertir. Conseguir uma foto assim sem pessoas pode ser um desafio, mas tenha paciência e terá uma bela imagem.

Oneonta Gorge

Dicas:

1 – Leve toalha, uma troca de roupa, calçado. Porque você sairá completamente molhado de lá.
2 – Carregue uma mochila de preferência a prova d’água para sua câmera, celular e pertences. Terá um momento que você vai precisar carregar ela acima da cabeça para passar pelas águas.
3 – Tomar cuidado ao cruzar o obstáculo que comentei acima, pode estar escorregadio e perigoso se você não for cuidadoso.
4 – Use calçados que te darão segurança e que você não se importe em molhá-los.
5 – Esteja ciente que a água é muitooooo fria.
6 – Divirta-se, um pouco de aventura faz muito bem.

Oneonta Gorge
Outro pequeno desafio no caminho

Qualquer dúvida ou perguntas, deixe abaixo nos comentários que ficarei feliz em responder.


Also published on Medium.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *